Como funciona uma rede com servidor
Em redes onde a questão de segurança e disponibilidade das informações é considerada fatores importantes, se faz a necessidade de utilização de servidores dedicados, que são equipamentos mais parrudos, e que tem um sistema operacional capaz de centralizar um tipo de informação (por exemplo, e-mails e acessos à internet). Sua característica mais marcante é a capacidade de crescimento sem, em muitos casos, a necessidade de troca de equipamentos e sistemas, com isso reduz o custo de propriedade.

Características de uma rede Cliente/Servidor
- O compartilhamento de recursos se torna mais seguro e ágil, pois sempre serão de uma única fonte
- A segurança é um ponto forte, pois é possível controlar os acessos dos usuários às informações e recursos a partir de um único ponto
- O Backup das informações será dinâmico e de responsabilidade da administração da rede e não de cada usuário
- O usuário poderá ter seu equipamento mais dedicado às suas aplicações
- O crescimento da rede acompanha o crescimento da empresa
- O servidor de rede pode oferecer vários serviços, tais como: e-mail, internet, fax, impressão, arquivos, entre outros.
Componentes de uma Rede
Uma rede de computadores padrão é composta por equipamentos de conectividade, que podem variar de acordo com cada projeto. A seguir, uma lista dos equipamentos mais utilizados:
Equipamento | Ilustração | Descrição |
Servidor | ![]() | É um computador especializado que centraliza as informações da empresa, recursos compartilhados e a segurança dos dados. Pode ser utilizado para aplicações especializadas como servidor de correio eletrônico. |
Estação | ![]() Desktops ![]() Notebooks | São os equipamentos dos usuários que acessam a internet, recursos compartilhados e aplicações locais e de rede: Pode ser de dois tipos: Desktops: São equipamentos que ficam no escritório e tem uma estrutura de CPU, monitor, teclado e mouses separados. Notebooks: São equipamentos mais compactos onde os recursos são integrados e com isso tem uma maior portabilidade. |
Switch | ![]() | É um equipamento de conectividade utilizado para centralizar os cabos das estações e servidores, com isso realizando a comunicação de dados pela rede chamado tamb��m de concentrador. |
Roteador | ![]() | Equipamento utilizado para conectar duas ou mais redes. O seu uso mais comum é para conectar uma empresa com a internet. |
Cabos | ![]() | São os meios físicos utilizados para a conexão de uma estação, servidor, roteador. Sempre deverão estar conectados a um switch. |
Placas de Redes | ![]() | É o ponto de conexão de uma estação ou servidor para uma rede. Com ela é possível utilizar os cabos. |
Software Windows Small Business Server | ![]() | É o facilitador do hardware (equipamento) para utilização nos servidores e estações para que o usuário possa realizar suas tarefas. |
Firewall | ![]() | É um equipamento (ou software) utilizado para proteger a rede de uma empresa dos ataques de pessoas mal intencionadas via internet. |
A seguir, um exemplo de uma rede com os componentes conectados

Tipos de Servidores
Em uma rede cliente/servidor é importante analisar o tipo de utilização dos servidores. A seguir, um exemplo:
- Servidor de Autenticação: tem a finalidade de verificar o nome do usuário registrado (chamado LOGON) e sua senha são autênticas, ou seja, são as mesmas que foram cadastradas neste servidor. Uma outra função do servidor de autenticação é garantir que os acessos aos recursos de rede (como impressoras e internet) estejam de acordo com as diretivas da empresa, bem como o acesso aos dados.
- O servidor de aplicação: tem por definição a realização de uma tarefa específica de rede. Atualmente existe um grande número de aplicações de mercado, a seguir alguns exemplos:
- Correio Eletrônico: Centraliza as caixas postais eletrônicas dos usuários e faz a comunicação de mensagens de e-mail interna e externamente na empresa.
- Fax: Funciona como uma central de fax, onde todo o fax recebido é encaminhado de forma eletrônica ao usuário que poderá imprimir a qualquer momento.
- Internet: Centraliza todos os acessos de internet dos usuários, com isso elimina a necessidade de instalação de modems individuais, trazendo uma economia real e também o controle do fluxo de acesso pode ser gerenciado, realizando uma maior segurança dos dados da empresa.
- Arquivos: Contém as pastas individuais dos usuários centralizadas, mantendo sua individualidade e garantindo o backup dos dados, levando a uma maior tranqüilidade ao trabalho.
- Impressão: As impressoras de uso coletivo ficam armazenadas em um único servidor para que não se utilize os recursos individuais das estações, facilitando o processo para o usuário.
- Banco de Dados: Contém informações corporativas em um formato relacional, centralizando os principais assuntos da empresa, onde são tratados os aspectos de segurança, backup e acessos.
Obs: Quando se fala dos serviços dos servidores, eles podem estar em um único computador (físico) que realiza várias tarefas.
A PlaceNet é especializada em pequenas empresas e pode auxiliar você a ter um servidor especializado para os seus negócios. Nós cuidamos de tudo, você só se preocupa com sua empresa.
Entenda porque sua empresa deve investir em tecnologia
Sua infra-estrutura de rede é assim?
![]() |
Será que sua empresa seria mais produtiva se fosse assim?
Produtividade mensal de funcionários cai 40% com falhas de conexão de rede
SÃO PAULO - Por mês, uma empresa tem, em média, 1,9 hora de downtime, que ocorre quando um serviço de aplicação em tempo real está mais lento ou completamente indisponível. Isso gera redução da produtividade dos funcionários com conexões de rede de, aproximadamente, 40%.
A pesquisa foi realizada pela CommScope, grupo que detêm a marca SYSTIMAX
Solutions e é líder mundial em soluções de infra-estrutura, e contou com a participação de 1.484 gerentes de TI de empresas do mundo inteiro.
O resultado não é surpreendente, pois hoje praticamente todas as organizações tornaram-se dependentes da tecnologia. O crescimento da demanda por serviços em tempo real requer qualidade e alta taxa de transferência, já que não há mais tolerância quanto aos atrasos de retransmissão.
Como solucionar o problema
Se a rede cai, há uma perda real causada pela queda da produtividade. Por isso, o empresário deve fazer o possível para reduzir o downtime e, portanto, aumentar o uptime. Para tanto, o primeiro passo é calcular o quanto a receita diminui com a ineficácia do serviço de rede.
"O cálculo dos efeitos não se refere a uma ciência exata, mas, ao aplicar algumas suposições razoáveis, é possível derivar uma boa estimativa que pode ser usada para justificar gastos e esforços envolvidos para evitar prejuízos", explica o diretor de P&D da CommScope Enterprise Solutions, Luc Andriaenssens.
Segundo ele, perdas de receita são calculadas quando se utiliza cinco peças fundamentais de informação: total de horas por ano de paradas e degradações de serviços devido ao downtime; número total de funcionários geradores de receita; receita anual média gerada por cada funcionário gerador de receita; e melhoria no downtime devido ao melhor desempenho do cabeamento.
Cálculo do custo real
Após calcular a perda, é preciso avaliar o custo real do cabeamento na produtividade e na receita. Explica-se: segundo pesquisas, boa parte dos problemas nas redes (downtime) esta relacionada à qualidade da infra-estrutura de rede que o empresário e o gerente de TI optaram por instalar (cabeamento).
"Como no custo total de um Datacenter, o cabeamento representa cerca de 10% a 15%. Qualquer melhoria (uso de categorias superiores) não impacta muito no custo final e tem uma grande variação no desempenho e confiabilidade das redes", explica o gerente técnico da SYSTIMAX Solutions no Brasil, Henrique Shiroma.
Assim, o cabeamento estruturado é o caminho pelo qual trafegam todas as informações da empresa, sendo um dos principais motivos da lentidão ou parada da rede, como já foi citado. Existem cinco classificações existentes de rede estruturada, que são divididas em categorias. As duas categorias mais comuns são a 5E e a 6, sendo que essa última é a mais resistente a interferências. Conheça todas categorias existentes:
A pesquisa foi realizada pela CommScope, grupo que detêm a marca SYSTIMAX

O resultado não é surpreendente, pois hoje praticamente todas as organizações tornaram-se dependentes da tecnologia. O crescimento da demanda por serviços em tempo real requer qualidade e alta taxa de transferência, já que não há mais tolerância quanto aos atrasos de retransmissão.
Como solucionar o problema
Se a rede cai, há uma perda real causada pela queda da produtividade. Por isso, o empresário deve fazer o possível para reduzir o downtime e, portanto, aumentar o uptime. Para tanto, o primeiro passo é calcular o quanto a receita diminui com a ineficácia do serviço de rede.
"O cálculo dos efeitos não se refere a uma ciência exata, mas, ao aplicar algumas suposições razoáveis, é possível derivar uma boa estimativa que pode ser usada para justificar gastos e esforços envolvidos para evitar prejuízos", explica o diretor de P&D da CommScope Enterprise Solutions, Luc Andriaenssens.
Segundo ele, perdas de receita são calculadas quando se utiliza cinco peças fundamentais de informação: total de horas por ano de paradas e degradações de serviços devido ao downtime; número total de funcionários geradores de receita; receita anual média gerada por cada funcionário gerador de receita; e melhoria no downtime devido ao melhor desempenho do cabeamento.
Cálculo do custo real
Após calcular a perda, é preciso avaliar o custo real do cabeamento na produtividade e na receita. Explica-se: segundo pesquisas, boa parte dos problemas nas redes (downtime) esta relacionada à qualidade da infra-estrutura de rede que o empresário e o gerente de TI optaram por instalar (cabeamento).
"Como no custo total de um Datacenter, o cabeamento representa cerca de 10% a 15%. Qualquer melhoria (uso de categorias superiores) não impacta muito no custo final e tem uma grande variação no desempenho e confiabilidade das redes", explica o gerente técnico da SYSTIMAX Solutions no Brasil, Henrique Shiroma.

- Categoria 3: para redes com velocidade até 10Mbps;
- Categoria 5: para redes com velocidade até 100Mbps;
- Categoria 5e: para redes com velocidade até 100Mbps, mas com possibilidade de 1Gbps (1000 base-T, mas não o 1000 base-TX);
- Categoria 6: para redes com velocidade até 1Gbps (1000 base-T e 1000 base-TX);
- Categoria 6ª: para redes com velocidade até 10Gbps.
Exemplo
Para calcular a perda, imagine uma empresa que tem downtime médio de duas horas por mês (tempo em que a rede fica indisponível ou mais lenta); aplica cabeamento 5e; possui 2 mil funcionários (sendo que 20% são geradores de receita); obtém US$ 500 milhões com uma margem esperada de 40%, após o pagamento de impostos; e contabiliza um custo de capital de 8% (todos os custos referentes ao crédito, fluxo de caixa e taxas pagas pelo faturamento, despesas bancárias, etc).
Quando ela aplicar um cabeamento categoria 6, o downtime reduzirá para 1,9 hora/mês. Com isso, o rendimento de cada funcionário aumentaria em US$ 900 por mês.
"Essa análise pode ser usada para comparar custos de determinadas implementações tecnológicas, incluindo melhor desempenho do cabeamento. Afinal, as melhorias em produtividade e receita compensam o investimento extra em soluções que reduzem o downtime.
Para calcular a perda, imagine uma empresa que tem downtime médio de duas horas por mês (tempo em que a rede fica indisponível ou mais lenta); aplica cabeamento 5e; possui 2 mil funcionários (sendo que 20% são geradores de receita); obtém US$ 500 milhões com uma margem esperada de 40%, após o pagamento de impostos; e contabiliza um custo de capital de 8% (todos os custos referentes ao crédito, fluxo de caixa e taxas pagas pelo faturamento, despesas bancárias, etc).
Quando ela aplicar um cabeamento categoria 6, o downtime reduzirá para 1,9 hora/mês. Com isso, o rendimento de cada funcionário aumentaria em US$ 900 por mês.
"Essa análise pode ser usada para comparar custos de determinadas implementações tecnológicas, incluindo melhor desempenho do cabeamento. Afinal, as melhorias em produtividade e receita compensam o investimento extra em soluções que reduzem o downtime.
Conclusão
Este estudo leva em conta apenas um fator da infra-estrutura de rede em uma empresa, a saber, o cabeamento.
Este estudo leva em conta apenas um fator da infra-estrutura de rede em uma empresa, a saber, o cabeamento.
Imagine o impacto negativo para uma empresa, seja ela pequena, média ou grande quando se trata de problemas relacionados com os servidores, backup, vírus, software de gestão, estações de trabalho, etc.
Cada hora perdida pelos funcionários por causa de problemas na infra-estrutura de rede significa dinheiro perdido, clientes insatisfeitos, perda de negócios.
A PlaceNet é especializada em infra-estrutura de redes e pode auxiliar você a instalar o cabeamento de rede ideal para seus negócios e a dimencionar os serviços de rede adequados para o tamanho de sua empresa.
Estabelecer um relacionamento com um especialista pode trazer tranquilidade
Quando se trata de tomar decisões importantes sobre tecnologia, os pequenos empresários geralmente se encontram em uma posição difícil. Muitos não possuem o tempo necessário para realizar uma pesquisa detalhada sobre as soluções que poderiam beneficiar suas atividades. Mas também não possuem os recursos necessários para dedicar uma equipe a assuntos de tecnologia da informação (TI).

Entretanto isso esta mudando, a medida que mais empresas de tecnologia focam no mercado de pequenas empresas e desenvolvem uma rede de parceiros para garantir suporte às soluções que oferecem às pequenas empresas. Se você decidiu que precisa da ajuda de um profissional de TI, convém seguir uma abordagem de longo prazo, desenvolvendo uma verdadeira parceria com um especialista em TI para pequenas empresas. Dessa forma, você obtem assistência para seus problemas imediatos, e ao mesmo tempo, o especialista vai conhecer você e o modo como sua empresa opera. Juntos vocês podem desenvolver e implementar, conforme os recursos permitirem, uma estratégia de TI que atenda aos seus planos futuros para sua empresa.
Encontre o especialista certo
Existem várias qualificações a serem levadas em consideração ao selecionar um especialista e
m TI para criar uma parceria. Mas, de uma maneira geral você deve procurar profissionais certificados e com perfil mais adequado para sua empresa. É recomendável desenvolver um relacionamento de longo prazo com alguém que você tem certeza, fará o melhor para sua empresa. Você esta contratando um especialista em tecnologia porque você não tem tempo e/ou a experiência para investigar a solução sozinho. Isso significa que você precisa transmitir o que deseja alcançar, o que seu orçamento permite e, no fim, você precisará ser capaz de confiar nas recomendações de seu especialista.

Experiência
Os profissionais de TI especializados em trabalhar com pequenas empresas possuem experiências com soluções planejadas para pequenas empresas. Eles também entendem as limitações de recursos que as pequenas empresas geralmente enfrentam.
No final das contas você esta buscando tranqüilidade. Tenha certeza que seu especialista de TI pode lhe dar isso.
A PlaceNet tem vasta experiência com pequenas/médias empresas, e possui dezoito anos de experiência com o tecnologias da Microsoft incluindo o Windows Small Business Server. Conte com a ajuda de profissionais certificados pela Microsoft desde do ano 2000. Solicite uma visita sem compromisso.
Investimento em tecnologia garante sobrevivência de muitas empresas
Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),
analisou as taxas de mortalidade de micro e pequenas empresas constituídas entre 2000 e 2002. Ele demonstrou que 49,4% delas encerraram suas atividades com até dois anos de existência, 56,4% com até três anos e 59,9% não sobrevivem além dos quatro anos.

Cada vez mais empresas de todos os portes se convencem de que investir em tecnologia da informação é um fator essencial para garantir seus negócios. Um estudo do IDC Brasil, empresa de consultoria com foco em tecnologia da informação e telecomunicações, prevê que o segmento de pequenas e médias empresas da América Latina deve investir mais de 10 bilhões de dólares em TI em 2006. O levantamento aponta que mais da metade das empresas entrevistadas pretende aumentar o orçamento de TI em 2006 com relação a 2005.
Os número demonstram que, mais do que ajudar a sua empresa a crescer, o investimento em tecnologia pode ajudá-las a sobreviver nesse mercado agressivamente competitivo que temos hoje.
Veja como a tecnologia pode melhorar as operações da sua empresa:
Disponibilidade

Produtividade

Comunicação

Relacionamento com Clientes

Segurança

Como ter tudo isso?
A PlaceNet tem o conhecimento e experiência necessários para deixar sua empresa no topo da tecnologia a um custo adequado para o seu orçamento.
A importância da orientação técnica na hora de adquirir um servidor
Na hora de adquirir um servidor para sua empresa surgem as dúvidas: O que devo c
omprar? Qual a melhor solução para o meu negócio? Como evitar prejuízos ou reduzir os custos com o novo equipamento? Muitos empresários discutem ainda sobre a real utilização do novo equipamento, preocupados com possíveis erros de dimensionamento. Equipamentos dimensionados de acordo com a necessidade do negócio, de boa qualidade e procedência, evitam prejuízos futuros.

Para aqueles que dispõe de uma equipe de TI a tarefa é simplificada. Mas os pequenos empresários podem valer-se da ajuda de empresas ou profissionais especializados (em TI e de preferência no porte de sua empresa). Custa bem menos do que se imagina e novamente a orientação pode evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Tenha em mente algumas questões básicas como Garantia e Suporte Técnico. Um dia você pode precisar destes serviços e é importante que a empresa tenha estrutura para te atender.
As dicas e recomendações são muitas. Do espaço físico onde irá ficar o hardware, passando pelo seu modelo, até mesmo a marca do processador. É necessário levar em conta todas as variáveis, discutir e trocar opiniões com especialistas de TI e ao mesmo tempo em negócios como o seu.
A PlaceNet é especializada em pequenas e médias empresas e pode auxiliar você a dimensionar e adquirir o servidor ideal para seus negócios.
Oito Motivos para ter um servidor na sua empresa
As pequenas empresas estão cada vez mais ganhando eficiência com redes compartilhadas
Os termos "servidor" e "rede" constumavam invocar imagens de grandes salas de computação
aninhadas nas entranhas de corporações e gerenciadas por tecnólogos enfurnados em escritórios sem janelas. Felizmente, os tempos mudaram.

Hoje, as redes baseadas em servidor podem ser encontradas em mais de 20% das pequenas empresas dos EUA com mais de um PC, um percentual que continua a crescer, afirmam os analistas. E mais, os servidores e as redes já avançam por empresas com menos de cinco PCs, à medida que os usuários vêem a eficiência e melhor produtividade de uma rede compartilhada, complementam os analistas.
"Vejo cada vez mais pequenas empresas usando servidores, mesmo em escritórios individuais", afirma Laura DiDio, uma analista de pequenas empresas do Yankee Group, uma empresa de pesquisa tecnológica sediada em Boston. "É um sistema que dá maior visibilidade ao investimento em tecnologia".
Uma visão de dois usuários
Veja porque estes usuários tem redes baseadas em servidores em seu escritório. A própria DiDio é uma dessas usuárias. Ela trabalha em casa a maior parte do tempo e precisa aproveitar ao máximo o que gasta com tecnologia. "Tenho dois notebook em casa, duas conexões de banda larga independentes, três linhas telefônicas e um servidor" utilizando o Windows Small Business Server, afirma ela.
O servidor, acrescenta ela, é o que faz o sistema funcionar bem. Ele permite que DiDio
centralize e proteja os dados do PC, monitore arquivos, simplifique backups e trabalhe eficientemente com seus clientes - tudo para que eles obtenham os mesmos serviços eficientes, esteja ela em seu escritório residencial ou sua empresa em Boston.

"Ter um servidor permite que eu trabalhe com mais rapidez, instale os aplicativos que desejo e projete uma imagem profissional", diz ela.
Harry Brelsford, um revendedor e autor de tecnologia em Bainbridge Island, Washington, é outro que acredita nisso. Ele tem três PCs clientes e um servidor em seu escritório, onde presta consultoria sobre tecnologia a mais de 20 empresas e também escreve livros de tecnologia (escreveu 10 até o momento).
"Ter um servidor e uma rede trouxe muita eficiência", afirma Brelsford. "Se preciso de um arquivo, sei bem onde encontrá-lo. Você também passa a ter muito mais confiança na estabilidade do sistema, independentemente da pressão excercida sobre ele. Você simplesmente pode trabalhar melhor porque não fica limitado", afirma ele, por armazenamentos inadequados, arquivos desorganizados, baixo poder de processamento ou perda de dados.
Observe que servidores DELL na faixa dos R$ 3.000,00 ou menos, combinados com o Windows Small Business Server constituem um pacote atraente para administradores de pequenas empresa, sempre preocupados com custo.
Ray Boggs - vice-presidente de pesquisa para pequenas empresas e escritórios residenciais da IDC, uma empresa de pesquisa tecnológica sediada em Framingham, Mass. - concorda. "Os preços dos servidores estão caindo e a funcionalidade continua a ser aperfeiçoada", afirma Boggs.
Oito motivos para você ter um servidor
Com base nos comentários desses e outros analistas, compilamos a seguir oito motivos para que sua empresa adquira um servidor, em vez de abrir mão desse recurso ou contar com redes ponto-a-ponto:
- Você pode criar ordem a partir do caos. Com a centralização de dados em um servidor, você poderá gerenciar melhor informações comerciais críticas. O compartilhamento de arquivos e dados entre PCs torna-se muito mais fácil, bem como a migração de dados de um PC para outro.
- Você pode proteger seus dados tornando o backup mais fácil. Dois recursos do Windows Small Business Server, por exemplo, permitem que os usuários protejam melhor seus dados simplificando o backup e a restauração de informações críticas. Os recursos são o Assistente de Configuração de Backup e o Volume Shadow Copy.
- Melhor colaboração como empresa. Além de a rede baseada em servidor simplificar o compartilhamento de dados, o Windows Small Business Server vem
acompanhado do Windows SharePoint Services, que é um software para colaboração via Web que pode ser usado por seus funcionários e outros membros da equipe de trabalho. Com o SharePoint, você obtem um portal empresarial de intranet com uma interface amigável para organizar e compartilhar suas informações. Ele já vem com documentação e recursos de ajuda. Um servidor também será fundamental se você quiser executar aplicativos de linha de negócio, como software de gestão e soluções específicas, em vários PCs.
- Você pode dispor de uma força de trabalho móvel. Os servidores permitem que funcionários externos autorizados tenham acesso a sua rede, possibilitando o compartilhamento de dados entre os que viajam, trabalham de casa ou fora da empresa. Através do remote Web Workplace, os usuários do Windows Small Business Server podem obter acesso a dados do servidor pela Internet. Os funcionários externos também podem se conectar com a intranet da empresa pelo SharePoint.
- Você pode compartilhar acesso em banda larga de alta velocidade. "Um grande catalisador de vendas de servidores entre as pequenas empresas é o fornecimento de acesso a internet de alta velocidade por rede", afiarma Boggs da IDC. "Se estou administrando uma empresa que tem três ou mais contas dial-up, chegou a hora de obter um servidor e passar para a banda larga". O retorno do investimento virá rapidamente na forma de maior produtividade, afirma ele.
- Você pode configurar novos computadores, acrescentar usuários e implantar novos aplicativos com maior rapidez e facilidade. Tem expectativas de crescer? Com o gerenciamento d
os dados de um ponto central, você poderá coordenar melhor o acréscimo de novos PCs, licenças de softwares e aplicativos. Também poderá gerenciar melhor os firewalls e monitorar as ameaças aos dados, além de implantar mais facilmente uma proteção contra vírus e detecção de invasão.
- Você pode obter mais poder de processamento. Um servidor pode dinamizar sua rede, armazenando grande quantidade de dados, liberando memória e permitindo um melhor desempenho de PCs individuais. As pequenas empresas de hoje precisam deste poder de processamento adicional para executar serviços da Web, gerenciar sites, enviar boletins informativos por email e usar ferramentas e aplicativos mais sofisticados, afirma DiDio.
- Você pode ter uma imagem mais profissional - e um melhor contato com os clientes. Os softwares de servidor, como o Windows Small Business Server, permitem a consolidação de suas contas de email em uma única conta hospedada em sua empresa, o que aprimora sua imagem para clientes e parceiros. "Você pode ter vários aliases a partir de um email raiz", afirma Brelsford. "Um servidor pode fazer com que várias empresas pareçam maiores do que são", acrescenta DiDio. "Ele não só dá mais destaque a seu investimento, mais cria uma imagem mais profissional diante das pessoas com as quais você tem interesse em negociar".
Como saber se chegou a hora de comprar um servidor?
Você precisa centralizar e organizar seus dados (nem sempre você consegue localizar o que precisa quando precisa)? Você precisa disponibilizar, compartilhar e controlar o acesso às info
rmações e a internet no seu ambiente de trabalho? Você precisa compartilhar hardwares, como impressoras e aparelhos de fax, entre dois ou mais PCs? Você precisa simplificar os backups para manter os dados mais seguros? Você tem funcionários que viajam, trabalham com frequência de casa ou fora da empresa e desejam se conectar com uma rede? Você tem grandes necessidades de armazenamento e seus PCs estão sobrecarregados? Você gostaria de executar softwares de gestão ou outro aplicativo de linha de negócio em mais de um PC? Sua empresa esta crescendo e planeja acrescentar novos computadores e funcionários? Você quer demonstrar seriedade e uma imagem mais profissional?

A PlaceNet é especializada em pequenas e médias empresas e pode auxiliar você a dimensionar e adquirir o servidor ideal para seus negócios e não apenas a adquirir, mas torná-lo o seu centro de negócios.
Os Cinco Mitos da Tecnologia
Ao longo do tempo a tecnologia evoluiu não só em quesitos técnicos, mas também na interface com o homem. Para usar um jargão do meio, pela primeira e única v
ez, o software ficou mais "amigável". Tradução: os programas de computadores estão mais fáceis de usar e são mais intuitivos. Simples, não? Até os microcomputadores, conhecidos pela sigla PC, do inglês "personal computer", também ganharam recursos que simplificam o seu uso e facilitam a instalação de novos equipamentos complementares, como as impressoras, sem a necessidade chamar um técnico.

O último argumento usado pelas micro e pequenas empresas para evitar o uso da tecnologia em seu negócio é o custo. Com poucos recursos e sem capacidade de altos investimentos, a tecnologia sempre foi considerada um gasto desnecessário. Se você é um dos empreendedores que pensam desta forma, este conteúdo vai mostrar que, quando bem aplicados, os recursos da informática vão ajudá-lo a reduzir custos, tornando sua empresa mais eficiente e produtiva.
E a razão para que sua empresa comece a investir em tecnologia é simples: ela deixou de ser exclusiva de gente grande. As ferramentas de informática estão ao alcance de qualquer empresa, de qualquer porte. Não usá-la significa perder a oportunidade de crescer. Adotá-la de forma adequada dará relevância aos seus investimentos e resultados para seu negócio.
Tecnologia é cara

Tecnologia é difícil

Tecnologia requer manutenção interna

Tecnologia é insegura

Tecnologia é dispensável em meu negócio

A PlaceNet é especializada em pequenas empresas e pode auxiliar você a usar a tecnologia a seu favor. Modernize a sua empresa e ganhe dinheiro.
Você nem imagina o que um servidor pode fazer na sua empresa!
Qual é a vantagem de adicionar um servidor ao seu local de trabalho?
Para a maioria das empresas, a vantagem é a criação de um local ce
ntralizado para armazenar informações. A consolidação das informações em apenas um local garante que os funcionários saberão onde encontrar e ter acesso as informações de que necessitam para continuar produtivos. Isso também significa que é mais fácil fazer backup e proteger estas informações do que quando estão espalhados em uma série de PCs individuais.


Veja alguns exemplos:
- Acesse dados em casa ou no escritório: Ao adicionar um servidor em sua empresa você pode fornecer acesso a documentos, planilhas, e-mails, web site interno e outras informações a partir de qualquer lugar com acesso a Internet, utilizando um computador ou um dispositivo portátil. O Windows Small Business Server simplificou o método do acesso remoto às empresas.
- Hospede uma intranet: Uma intranet é o site interno da empresa, onde é possível fornecer informações que somente as pessoas autorizadas devem acessar. O Windows Small Business Server inclui o Windows SharePoint Services, um recurso que permite que o servidor hospede um site interno pré-configurado para publicações de documentos e colaboração. Este site também permite a publicação de anúncios, eventos, calendários e links para recursos importantes de sua empresa.
- Tenha seu próprio serviço de e-mail: Você pode configurar um servidor interno
para gerenciar e-mails. Isso significa que as caixas de correio da empresa estarão armazenadas em seu próprio servidor e não no servidor do seu provedor de Internet. Muitas empresas acreditam que operar seu próprio servidor de e-mail ofereça mais controle sobre o conteúdo e utilização desta ferramenta. O Windows Small Business Server vem com o Exchange Server, um software servidor de e-mail que fornece uma solução completa de envio de e-mails pela Internet e intranet. O Exchange é integrado com o Outlook, também presente no Windows Small Business Server, para agendar reuniões e conferências on-line. O Exchange também permite que as empresas usem um programa de e-mail baseado na Web denominado Outlook Web Access que oferece acesso remoto pela Web a e-mails, calendários e contatos.
- Acesse dados de um dispositivo móvel: O Windows Small Business Server também pode disponibilizar dados para telefones celulares ou outros dispositivos portáteis com conexão à Internet. Dispositivos como PocketPC podem sincronizar automaticamente seus dados com o servidor da empresa. Dispositivos como Smartphone ou PocketPC Phone Edition podem acessar e atualizar e-mails, calendários e contatos ao longo do dia, diretamente nos servidores da empresa, como se estivessem na rede.
- Use programas comercias dependentes de banco de dados: Ao adicionar um servidor em sua empresa você pode utilizar softwares de gestão mais completos, criados para funcionar com um banco de dados. O Windows Small Business Server inclui o banco de dados necessário para executar estes aplicativos. O Microsoft SQL Server Destop Engine é um componente presente em todas as edições do Windows Small Business Server. Na edição Premium você tem ainda o Microsoft SQL Server.
Com softwares como o Windows Small Business Server os empresários não terão dificuldade de encontrar razões para passar sua empresa para redes baseadas em servidores.
A PlaceNet é especializada em pequenas empresas e pode auxiliar você a ter um servidor especializado para os seus negócios. Organize sua empresa e ganhe produtividade.
As 10 melhores razões para usar o Windows Small Business Server
![]() | ![]() | Criar um local central e seguro para armazenar dados comerciais críticos![]()
|
![]() | ![]() | Proteger-se contra perda de dados![]()
|
![]() | ![]() | Garantir a segurança da rede, de forma completa e fácil![]()
|
![]() | ![]() | Manter sua empresa em funcionamento![]()
|
![]() | ![]() | Acessar informações em qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer dispositivo![]()
|
![]() | ![]() | Melhorar o desempenho da equipe por meio de uma colaboração aperfeiçoada![]()
|
![]() | ![]() | Aumentar as vendas e reduzir os custos analisando e gerenciando sua empresa com aplicativos de linha de negócios![]()
|
![]() | ![]() | Atingir mais clientes e servi-los melhor, o dia inteiro, todos os dias![]()
|
![]() | ![]() | Entrar em funcionamento de forma rápida e fácil![]()
|
![]() | ![]() | Obter uma plataforma que facilite a expansão no presente e no futuro![]()
|
A PlaceNet tem vasta experiência com pequenas/médias empresas, e possui dezoito anos de experiência com o tecnologias da Microsoft incluindo o Windows Small Business Server. Conte com a ajuda de profissionais certificados desde do ano 2000. Solicite uma visita sem compromisso.
PRINCÍPIO 90 / 10 - Stephen Covey
Que princípio é este?
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como?
Com sua reação.
Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.
Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.
Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.
Pense: "Por quê seu dia foi péssimo?"
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E.
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.
O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente.
Por quê?
Porque os outros 90% são determinados por sua reação.
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários
negativos te afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.
Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.
Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.
Ninguém pode mudar a sua vida! (...Só você Pode! )
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.
Como?
Com sua reação.
Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal.
Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.
Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.
Pense: "Por quê seu dia foi péssimo?"
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E.
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.
O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente.
Por quê?
Porque os outros 90% são determinados por sua reação.
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários

Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.
Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.
Ninguém pode mudar a sua vida! (...Só você Pode! )
A Importância do Ganha-Ganha na Negociação
Qual é sua imagem de um bom negociador? É aquela pessoa que explora o máximo de cada oportunidade e consegue até o último centavo em suas negociações com clientes e fornecedores? Ou aquele que se coloca em uma posição dura, que nunca cede espaço em uma negociação?
Se você pensa que estes exemplos são o retrato de um bom negocia
dor, sugiro que tenha cuidado. Quando não se leva em consideração as necessidades e objetivos da outra parte, corre-se o risco de estar destruindo um bom relacionamento e ter maiores complicações no longo prazo. Uma negociação na qual somente um lado ganha, é uma negociação mal-sucedida. Para ambas partes.
Isto não é somente no sentido de manter a ética nos negócios. É uma questão de benefícios de longo prazo para a empresa, construção de parcerias e bons relacionamentos, e redução do risco. Aquela pequena porcentagem adicional que se conseguiu apertando um fornecedor até o limite provavelmente será cobrada com altos juros quando você precisar dele.
Pense nos seguintes cenários:
Você atrasa uma entrega para aquele cliente que teve os preços aumentados recentemente de forma unilateral. O cliente entenderá a situação ou usará todos as vias possíveis para a cobrança de horas paradas e atrasos nos pagamentos?
Um fornecedor teve problemas em sua fábrica e está com todas as entregas atrasadas. Ele dará preferência para o cliente que aceita negociações regulares em função da realidade do mercado ou para aquele que não aceita nenhum tipo de reajuste há mais de um ano?
Quando houver qualquer tipo de problema na operação com seu cliente ou fornecedor, se a última negociação foi pesada e estressante, você não acha que a parte “perdedora” exploraria todas as brechas do contrato para tentar dar o troco?
O Bom Negociador
Se você pensa que estes exemplos são o retrato de um bom negocia

Isto não é somente no sentido de manter a ética nos negócios. É uma questão de benefícios de longo prazo para a empresa, construção de parcerias e bons relacionamentos, e redução do risco. Aquela pequena porcentagem adicional que se conseguiu apertando um fornecedor até o limite provavelmente será cobrada com altos juros quando você precisar dele.
Pense nos seguintes cenários:

Um fornecedor teve problemas em sua fábrica e está com todas as entregas atrasadas. Ele dará preferência para o cliente que aceita negociações regulares em função da realidade do mercado ou para aquele que não aceita nenhum tipo de reajuste há mais de um ano?
Quando houver qualquer tipo de problema na operação com seu cliente ou fornecedor, se a última negociação foi pesada e estressante, você não acha que a parte “perdedora” exploraria todas as brechas do contrato para tentar dar o troco?
O Bom Negociador
Um bom negociador é aquele que consegue um ótimo resultado para sua empresa, até o limite em que a outra parte também tenha benefícios. Este equilíbrio é a grande dificuldade das negociações. Um grande diferencial para atingir este objetivo é a informação. Quem tem mais dados sobre a situação e as necessidades da outra parte, assim como suas próprias restrições e objetivos, estará em vantagem na negociação.
Antes de negociar, você deve pesquisar o quanto puder sobre o que seu cliente ou fornecedor procura. Pesquise seu mercado, os padrões de preço da concorrência, a situação financeira da empresa e a relação que eles têm com os seus concorrentes. Entenda também o histórico das relações entre as duas empresas, e se há situações políticas com as quais deva ter cuidado.
Ao iniciar a negociação use os primeiros momentos para cobrir as lacunas de sua informação, e para sentir as intenções da outra parte. Isto lhe ajudará a definir a estratégia que aplicará no restante da negociação.
Não tenha medo de perguntar: “O que você gostaria de obter como resultado desta negociação?”. Esta pergunta raramente é feita, mas é muito útil para quebrar uma negociação tensa, e dar um claro sinal ao outro que você está procurando um resultado ganha-ganha.
Antes de negociar, você deve pesquisar o quanto puder sobre o que seu cliente ou fornecedor procura. Pesquise seu mercado, os padrões de preço da concorrência, a situação financeira da empresa e a relação que eles têm com os seus concorrentes. Entenda também o histórico das relações entre as duas empresas, e se há situações políticas com as quais deva ter cuidado.
Ao iniciar a negociação use os primeiros momentos para cobrir as lacunas de sua informação, e para sentir as intenções da outra parte. Isto lhe ajudará a definir a estratégia que aplicará no restante da negociação.
Não tenha medo de perguntar: “O que você gostaria de obter como resultado desta negociação?”. Esta pergunta raramente é feita, mas é muito útil para quebrar uma negociação tensa, e dar um claro sinal ao outro que você está procurando um resultado ganha-ganha.
Por que é Eficiente
Esta estratégia é eficiente porque reduz o risco de seu posicionamento (já que está baseado em fatos pesquisados e não “achismo”). Além disso, muitas vezes a negociação pode ficar concentrada em um ponto (por exemplo, preço), enquanto o que seu cliente ou fornecedor realmente quer é outra vantagem (por exemplo, prazo de pagamento). Muitas vezes, sua empresa pode ceder em uma área que o outro deseja para atingir seu objetivo principal na negociação.
Quando você tiver uma posição vantajosa em uma negociação, deve aproveitar a oportunidade não só para obter um bom resultado de curto prazo, mas também para construir relacionamentos e fortalecer parcerias que lhe serão favoráveis no longo prazo.
Pense nisso não somente no sentido nas negociações empresariais, mas também em todas suas negociações na vida profissional e pessoal.
Você concorda com este posicionamento? Qual sua atitude na hora de negociar?

Esta estratégia é eficiente porque reduz o risco de seu posicionamento (já que está baseado em fatos pesquisados e não “achismo”). Além disso, muitas vezes a negociação pode ficar concentrada em um ponto (por exemplo, preço), enquanto o que seu cliente ou fornecedor realmente quer é outra vantagem (por exemplo, prazo de pagamento). Muitas vezes, sua empresa pode ceder em uma área que o outro deseja para atingir seu objetivo principal na negociação.
Quando você tiver uma posição vantajosa em uma negociação, deve aproveitar a oportunidade não só para obter um bom resultado de curto prazo, mas também para construir relacionamentos e fortalecer parcerias que lhe serão favoráveis no longo prazo.
Pense nisso não somente no sentido nas negociações empresariais, mas também em todas suas negociações na vida profissional e pessoal.
Você concorda com este posicionamento? Qual sua atitude na hora de negociar?
Atitude é Tudo
Lucas é o tipo de cara que você gostaria de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer.

"Ah... Se melhorar, estraga".
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes. Ele era um motivador nato.
Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Lucas estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:
- Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo. Como faz isso?
Ele me respondeu:

Lucas, você tem duas escolhas hoje:
Pode ficar de bom humor ou de mau humor.
Eu escolho ficar de bom humor.
Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo.
Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
Certo, mas não é fácil - argumentei.
É fácil sim, disse-me Lucas. A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha.
Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver sua vida.
Eu pensei sobre o que o Lucas disse e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Lucas um dia cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã.
Foi rendido por assaltantes.
Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.
Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.
Encontrei Lucas mais ou menos por acaso. Quando lhe perguntei como estava, respondeu:
"Se melhorar, estraga". 

Contou-me o que havia acontecido perguntando: "Quer ver minhas cicatrizes"?
Recusei ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.
A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás, respondeu. Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei que tinha duas escolhas:
"Poderia viver ou morrer. Escolhi viver"!
Você não estava com medo? Perguntei.
Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom.
Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado.
Em seus lábios eu lia: "Esse aí já era".
Decidi então que tinha que fazer algo.
O que fez ? Perguntei...
Bem. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. 

Eu respondi: "sim". Todos pararam para ouvir a minha resposta.
Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!"
Entre risadas lhes disse:
"Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto".
Lucas sobreviveu graças à persistência dos médicos... Mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira.
E com isso, aprendi que todos os dias, não importa como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente.
Afinal de contas: "ATITUDE É TUDO".
Nenhum comentário:
Postar um comentário