A Canonical anunciou que a nova versão de seu sistema operacional Ubuntu estará disponível para download gratuitamente a partir de 28 de abril. O Ubuntu 11.04 introduz o Unity, nova interface do Ubuntu.
“Esta versão representa um novo passo na evolução do Ubuntu, que oferece uma experiência de uso que une o estilo à eficiência. Com esta versão o Ubuntu vai conquistar todo um novo segmento de usuários para o software livre. O Ubuntu 11.04 é uma grande prova do quanto às tecnologias open sources voltadas ao usuário final evoluíram”, disse Jane Silber, CEO da Canonical.
O Ubuntu 11.04 traz uma interface gráfica moderna para propiciar uma experiência visualmente rica, inspirada pelo design utilizado por tablets e smartphones. Em PCs mais antigos, o sistema vai determinar automaticamente se o processador gráfico suporta a nova interface Unity e oferecerá a experiência “clássica” caso o Unity não seja suportada.
Além disso, os usuários poderão escolher permanecer com a interface GNOME, caso essa seja sua preferência.
Outras novidades incluem uma área de trabalho limpa com um launcher do lado esquerdo da tela, que é totalmente configurado pelo usuário; melhorias nos mecanismos de busca, que colocam aplicações, músicas, vídeos e outros arquivos agrupados em um único lugar; um “menu global” para a maioria dos programas pré-instalados, permitindo que os menus de todas as aplicações fiquem no mesmo lugar, no topo da tela.
O sistema também trará suporte para touch screens, sendo possível realizar ações como controlar barra de rolagem, trocar entre aplicações abertas e maximizar ou minimizar telas a partir de gestos.
A Canonical também anunciou o Ubuntu One, um serviço de cloud para usuários individuais, que oferece uma solução gratuita para compartilhamento de contatos e arquivos, combinado com um serviço de streaming de música atualmente disponível para as plataformas iPhone e Android, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo. A versão oficial do cliente Windows será lançada em breve – e trará também diversas melhorias ao Beta público que está disponível para testes.
O Ubuntu 11.04 estará disponível para download a partir de 28 de abril em www.ubuntu.com. O teste online gratuito estará disponível a partir do lançamento.
REVIEW
“Tudo o que você precisa saber sobre o novo Ubuntu antes de instalá-lo.”
Depois de uma olhada no novo Ubuntu me senti muito feliz e muito desapontado. Vamos ver o que está bom e que está mal no Natty Narwhal na opinião do Nerd Livre.
Unity
As diferenças mais marcante é a nova interface Unity, que possui seu lançador, indicador de aplicativos e tela Dash.
Novo lançador
No novo Ubuntu o lançador está muito melhor que na versão anterior, ele está mais ágil e intuitivo. Ele agora pode ficar oculto quando a janela de um aplicativo o sobrepõe. Se você tiver o Compiz instalado, você pode até configurá-lo para esconder-se quando não estiver em uso. Também pode redimensionar os ícones para o tamanho de até 64px, pode mover os ícones de volta e organizá-lo na ordem que preferir. Os arquivos e aplicativos mostram várias categorias quando clicamos com o botão direito do mouse.


Porém, o lançador do Unity não é totalmente personalizável, você não pode alterar o fundo ou a posição do lançador e não pode remover alguns ícones (a lixeira, arquivos, aplicativos, por exemplo). Se você definir o lançador para auto ocultar, ele só irá aparecer quando você apontar o cursor do mouse para o canto superior esquerdo. Pena que alguns dock’s podem fazer muito melhor do que ele.
Dash
O Dash é o local onde você pode pesquisar e acessar suas aplicações. Você pode abrir o Dash clicando no logotipo do Ubuntu no canto superior esquerdo ou clicando no ícone de aplicativo no lançador. Há quatro linhas principais no Dash: a barra de busca, aplicativos usados frequentemente, aplicativos instalados e aplicativos recomendados. Mais uma vez, há pouco espaço para customização e você não pode configurar o que mostrar/esconder no Dash.

Remoção do Menu de aplicativos
Se você foi um usuário Gnome por muito tempo, certamente vai sentir falta do Menu superior, ele foi substituído pelo logotipo do Ubuntu, que quando clicado, mostrará a barra de busca e atalhos. Pessoalmente o menu do Gnome erá bem melhor.

Menu Global
O popular menu global agora é integrado no Ubuntu Natty, embora ele não funcione para todas as aplicações. O remodelamento do menu do Firefox foi uma agradável surpresa. As versões anteriores do Menu Global não funcionava no Firefox, daí a surpresa.

No entanto, o menu global ainda está com bugs na versão beta. Quando você minimizar e maximizar a janela o menu global desaparece.
Efeitos do Compiz
Está é uma boa característica copiado do Windows 7, arraste uma janela para o lado da tela será imediatamente redimensionada a metade do tamanho da tela, arraste a janela para a parte superior da tela irá maximizá-la.


Você precisa habilitar este efeito no gestor do Compiz.

Aplicativos
Há apenas algumas alterações para aplicativos, Firefox foi atualizado para versão 4.0, o Rhythmbox foi substituído pelo Banshee e o OpenOffice foi substituído pelo LibreOffice.
Indicador de Aplicativos
A bandeja de sistema do painel suporta somente o indicador de aplicativos, o painel de applets não são mais suportados na Unity. O calendário recebeu uma remodelação de visual e está mais ágil.

O tocador de música, Banshee, está integrado no indicador de aplicativo no ícone de som e o ícone de desligamento adicionou um novo item ao menu, o “System Settings” ou simplesmente configurações do sistema.

Central de aplicativos do Ubuntu
Ubuntu Softwar Center, embora tenha demorado muito para carregar, tem uma nova característica muito útil, você pode testar aplicativos antes de instalar. No entanto, ele não é ativado por padrão, você precisa instalar o pacote ‘qtnx’ (Procure por ele na Central de aplicativos) para usá-lo.

Conclusão
As novas funcionalidades do novo Ubuntu deixá-o muito melhor que seu antecessor, no entanto a relação com o Unity é um caso de amor e ódio até nos acostumarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário